top of page

Zenilda Cardozo trabalha na intersecção entre arte e ciência em diferentes modalidades artísticas, como desenho, objeto e instalação. Sua pesquisa problematiza as questões do corpo e a construção do sujeito, suas relações consigo e com o outro, além do impacto de suas decisões no mundo. Desde 2008, tem trabalhado com ações artísticas convidando o espectador a uma tomada de posição sobre a temática apresentada e, em alguns casos, a participação na construção da obra.

A artista utiliza o fio de cobre e a trama, especialmente o crochê, como elementos centrais de seu trabalho. Além dos materiais e técnicas convencionais da arte, também utiliza aviamentos próprios do fazer artesanal que povoaram sua infância e elementos de descarte, como embalagens plásticas, chamando a atenção para questões ambientais e as relações entre arte e vida, entre o ser e a natureza.

Nascida em Tupanciretã/RS, em 1971, vive e trabalha em Porto Alegre/RS, desde 2000. Faz parte dos grupos EntreLínguas e Arquipélago com sede em Pelotas/RS, com os quais tem realizado exposições no Brasil e no exterior.

bottom of page